BLOG POETAS DIVILAS

BLOG POETAS DIVILAS
O ESTUDO É A CURA

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CLIPPING - VEJA A MATÉRIA DO JORNAL PIONEIRO SOBRE A FESTA DE FORMATURA COM A COMUNIDADE

Um incentivo à educação


Jankiel Cláudio celebrou formatura em RP com festa no Marechal Floriano Caxias do Sul – Se alguém visse de longe a movimentação na Associação de Moradores do bairro Marechal Floriano na tarde de sábado poderia pensar que era só mais uma festinha da comunidade. Porém, o intuito da comemoração era especial: fazer com que as pessoas do bairro, principalmente as crianças, participassem de uma festa de formatura do ensino superior. Quem bolou a ideia foi o morador do Marechal Floriano Jankiel Francisco Cláudio, 30 anos, recém-formado em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e um dos poucos a contrariar as estatísticas que envolvem os jovens das periferias brasileiras.
 Quando se fala que uma criança entrou para a criminalidade ou drogadição, é um fato normal por aqui. Quando se fala em alguém que se formou é quase um espanto. Meu sonho é que, um dia, isso aconteça ao contrário – contou Jankiel, mais conhecido como Chiquinho.
O formando diz que quando tinha nove anos participou da formatura de uma tia, fato que marcou sua vida. Para ele, é essencial que as crianças tenham em quem se espelhar.
– Crianças com bons exemplos serão cidadãos do bem – defende.



Brinquedos, palhaços, música e guloseimas animaram a tarde de cerca de 200 pessoas que participaram da formatura comunitária. Além da comunidade do Marechal Floriano, também participaram moradores do Euzébio Beltrão de Queiróz, Reolon, Mariani e Cinquentenário II. Mas entre todas as pessoas convidadas, uma estava especialmente satisfeita e emocionada.
– Me orgulho pelo esforço e empenho dele, e pela maneira como começou – comentou a mãe do formando, a técnica em enfermagem Silvana Cláudio, 50.
Bruno Jonatan Ramos Borges, 13, soube da formatura por um cartaz e diz que, assim como Chiquinho, também acha o estudo importante.
– Quero me formar em informática – disse o morador do Beltrão de Queiróz e estudante da 4ª série da Escola Estadual Dante Marcucci.
Jankiel demorou oito anos para concluir a graduação. Integrante do grupo de hip hop Poetas Divilas, ele usa a música para difundir sua maior ideologia: o estudo é a cura.



Fonte: Jornal Pioneiro - 06.09.2010
Siliane Virieira
Fotos: Daniela Xu
Mais de 200 crianças participaram da 1ª Festa de Formatura com a Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário